terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Maior tragédia natural da história do Brasil acontece no Rio

A tragédia ocorrida no estado do rio é a maior da história do Brasil.
Último número declarado pela defesa civil do rio, hoje 18/01, chega a 711 mortes.
É realmente preocupante o número de desaparecidos que pode chegar a 300. 
De acordo com o último balanço da Defesa Civil, as inundações e principalmente os deslizamentos de terra, que soterraram inúmeros imóveis construídos nas encostas das montanhas, provocaram pelo menos 616 mortos. Nova Friburgo e Teresópolis continuam as cidades mais afetadas: mais de 250 pessoas morreram em cada município.


As autoridades estaduais registram 6.050 desabrigados - aqueles que perderam suas casas - e 7.780 desalojados - os que tiveram de abandonar provisoriamente seus lares devido ao risco de novos deslizamentos. Os números podem aumentar ainda, pois há áreas isoladas às quais as equipes de resgate não chegaram. Além disso, as chuvas não param e os meteorologistas preveem que prosseguirão pelo menos até a próxima quarta-feira (19/01).


O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, decretou neste último domingo (16/01) estado de calamidade pública nos sete municípios mais afetados pelas chuvas. O decreto inclui Nova Friburgo, Teresópolis, Petrópolis, Bom Jardim, São José do Vale do Rio Preto, Sumidouro e Areal. A medida busca facilitar os trabalhos de reconstrução da infraestrutura e das casas destruídas pelas enchentes e deslizamentos de terra. 





Onde estão esses destroços, havia um rio que passava porém com a força arrasadora da água, foi carregando tudo o que havia na frente, casas, pessoas, animais, troncos, pedras, entre outras coisas.







Atualmente a Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro conta com doações de todo o Brasil, agora com aproximadamente estão com 600 toneladas de donativos ainda a serem distribuidos nas áreas afetadas e nos abrigos. Voluntários de todo o país aparecem para apresentar seus atos de solidariedade a esse povo que está passando por épocas difíceis! 


Para ajudar com donativos, vá com os mesmo em algum posto da polícia federal rodoviária ou um posto da Defesa civil, ou ainda se houver, a Cruz Vermelha da sua cidade. São nessas horas que devemos ter solidariedade a essas pessoas que tanto necessitam!
 Últimas notícias: Ladrões quase roubam caminhão com donativos que estavam seguindo para o rio, mas a tentativa foi frustrada pois a polícia conseguiu pegá-los em flagrante! (18/01)

A prioridade das doações são:


- Alimentos de Pronto consumo (biscoitos, enlatados, sucos)


- Alimentos não perecíveis


- Água potável


- Materiais de Higiene (escova de dentes, creme dental, sabonetes, papel higiênico) 


- Colchonetes


- Cobertores


Contas Bancárias para as Doações em Dinheiro:



Prefeitura Municipal de Teresópolis (Fonte)
Nome da conta: “SOS Teresópolis – Donativos”
Banco do Brasil, agência: 0741-2, conta: 110000-9
Caixa Econômica Federal, agência 4146, conta 2011-1
* * *
Cruz Vermelha (Fonte)
Banco Real, Agencia 0201, conta 1793928-5
* * *
Defesa Civil do Rio de Janeiro (Fonte)
Caixa Econômica Federal, número 2011-0, agência 0199, operação 006.
* * *
Fundo Estadual de Assistência Social do Estado do Rio de Janeiro (Fonte)
Bradesco, agência 6570-6, conta corrente 2011-7
Itaú Unibanco, agência 5673, conta 00594-7, CNPJ: 02932524/0001-46


O Save The Planet13 agradeçe e o Rio, também!

Estou a disposição de esclarecer quaisquer dúvidas de leitores: andreluiztt@msn.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário