quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Baleia encalha na praia de Búzios-RJ, e morre após tentativa de devolve-la ao mar.



Fui surpreendido ao ler e assistir noticiários dizendo sobre isso. A situação de cuidados de nossa fauna hoje é deplorável, não apenas no Brasil mas em muitos outros países. Surpreendido ainda mais ao ver a forma que foi transportada, e onde foi "jogada"! 


Na madrugada de quarta-feira (27/10), uma baleia morreu depois de ficar encalhada por mais de 36 horas. Após a morte da baleia, biólogos aconselharam banhistas a não usarem a praia temporariamente, porque o óleo do animal poderia atrair tubarões.


A baleia que a quase dois dias na praia de Geribá foi levada para um aterro sanitário. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Pesca de Búzios, o corpo da baleia foi cortado para facilitar o transporte do animal, da espécie jubarte, com cerca de 12 metros e 25 toneladas.




Atento a duas palavras destacadas, penso: é assim que tratamos um animal desses em extinção? Assim? dessa forma? Cortando-a em pedaços para depois leva-la a um aterro sanitário?
Sei que também é difícil saber para onde levar, o que fazer com pobre animal, que depois de uma caçada a um cardume, essa jubarte encalha. Pois acho que não está certo ter feito isso com tal animal! O corpo de Bombeiros de cabo frio, tentou devolve-lá ao mar, porém se tornou uma tentativa sem sucesso!




Porém devemos apenas pensar em coisas que acontecem, para ver se tomamos alguma providência da próxima vez. Apenas pense, o que muitas pessoas as vezes até ignorantes ao meio-ambiente não sabem, não estão ligando, mas saibam que é a casa de vocês! Tente cuidar! 

O Save the Planet agradece, e o mundo também ;D

Grandes mudanças ocorrem com pequenos atos!
(André Luiz)


Um comentário: